domingo, 27 de abril de 2014

Ensino a distância ( uma proposta da UFMG)



Leia estes três trechos, em que se apresentam algumas considerações relativas ao ensino a 
distância: 
TRECHO 1
O governador de São Paulo, José Serra, assinou na tarde desta quinta-feira (9) o decreto 
que cria a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), sistema de ensino superior 
a distância. “Eu mesmo tenho o pé atrás [com relação à educação a distância]. Vendo TV, fico me perguntando se dá mesmo para aprender”, disse logo após dar sinal verde para o projeto. 
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/10/09ult1057103.jhtm>. 

TRECHO 2
O apego desmesurado às formas de educação tradicionais (professor, aluno, quadro, aulas 
expositivas) representa um óbice de ordem psicológica que precisa ser vencido, mormente num 
país pobre e extenso como o Brasil, onde, por vezes, os melhores profissionais do ensino estão 
no sudeste e sul do País. Por isso, as formas de ensino a distância são mais democráticas, pois 
permitem ao profissional do nordeste e norte do País ter acesso a pesquisadores e professores 
dos maiores centros urbanos.
aLMEIDa, D. C. Internet, educação e preconceito. Nómadas – Revista Crítica de ciências sociales y jurídicas, 14 (2006.2). 
Disponível em:<http://ucm.es/info/nomadas/14/dcoelho.pdf> 
acesso em: 20 jun. 2009.
TRECHO 3
 A Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender hoje, da troca, do 
estudo em grupo, da leitura, do estudo em campo com experiências reais. A tecnologia é tão somente 
um “grande apoio”, uma âncora, indispensável à embarcação, mas não é ela que a faz flutuar ou evita 
o naufrágio. A Internet traz saídas e levanta problemas [...]
Entrevista com José Manuel Moran. 
Disponível em<http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0025.asp>. acesso em: 20 jun. 2009.

Com base nas informações contidas nesses trechos, REDIJA um artigo de opinião para um jornal 
ou revista, posicionando-se com relação à educação a distância. 
Apresente argumentos relevantes e coerentes, que fundamentem seu ponto de vista.

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