quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Brasil&diplomacia ( termino de fazer isso amanhã, dia 4 de novembro)

O Brasil votou, na quarta-feira (23), na Comissão de Direitos Humanos da ONU, a favor de uma investigação sobre a ocorrência de supostos crimes de guerra por Israel na Faixa de Gaza.
Em nota, o Ministério Brasileiro das Relações Exteriores condenou o que chamou de "uso desproporcional da força pelos israelenses". E ainda chamou de volta a Brasília, para consultas, o embaixador brasileiro em Tel-Aviv. O governo israelense reagiu.
Os sites dos principais jornais israelenses deram destaque à decisão brasileira, e estamparam a irritação da diplomacia do país.

"Israel bate no anão diplomático Brasil por chamar seu enviado em protesto contra a operação de Gaza", diz a matéria do Jerusalem Post.

Quem chamou o Brasil de "anão diplomático" e também de "criador de problemas" foi o porta-voz do ministério de Relações Exteriores de Israel, que ao falar ao Jornal Nacional usou de mais ironia.

"A resposta de Israel é perfeitamente proporcional. Isso não é futebol. No futebol, quando um jogo termina em empate, você acha proporcional, e quando é 7 a 1 é desproporcional. Mas não é assim na vida real e sob a lei internacional", declarou o porta-voz.
"A única razão por não termos centenas de mortos nas ruas de Israel é termos desenvolvido um sistema antimísseis. E não vamos nos desculpar por isso. Se não tivéssemos esse sistema, haveria centenas de pessoas mortas nas ruas de Israel. Isso seria considerado proporcional?", afirmou.

Perguntamos ao diplomata israelense se ele vê chance de cessar-fogo com a iniciativa liderada pelos Estados Unidos.

"Há muitos contatos diplomáticos sendo feitos", ele respondeu e provocou mais uma vez: "Infelizmente o Brasil não faz parte. O Brasil se afastou de todos os movimentos diplomáticos ao convocar seu embaixador, mas há outros países envolvidos. Um dia desses vai haver um cessar-fogo. A questão é saber quantas pessoas vão pagar com suas vidas pela teimosia e extremismo do Hamas".
No Brasil, o ministro das Relações Exteriores falou sobre o confronto em Gaza.

Em São Paulo, onde participou de reuniões, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, falou sobre a nota divulgada na quarta-feira, na qual o Brasil critica a atuação de Israel, mas sem mencionar os ataques a cidades israelenses promovidos pelo grupo radical Hamas, que controla Gaza.
“Nós temos plena consciência do direito que Israel tem de se defender. Não é isso que está em jogo. O que está em jogo é a proporcionalidade. Porque ao fazê-lo com a morte de número alto de crianças, mulheres e idosos, isso, sim, nos parece desproporcional”, afirmou o ministro.
O ministro lembrou que, em uma nota anterior, o Itamaraty já mencionava os dois lados do confronto. Na nota, do dia 17, o Itamaraty condenava os bombardeios israelenses a Gaza e também o lançamento de foguetes e morteiros de Gaza contra o território israelense. 
O ministro reafirmou nesta quinta-feira que o Brasil defende um cessar-fogo imediato dos dois lados. Ele também disse que acha natural países amigos, como Brasil e Israel tenham discordâncias, desde que se respeitem. Mas evitou falar sobre a crítica do porta-voz do governo israelense, que chamou o Brasil de “anão diplomático”.
“O governo brasileiro não usa termos que desqualifiquem governo de países amigos. Portanto, eu não tenho como comentar isso. Posso dizer que o Brasil é um dos 11 países do mundo que têm relações diplomáticas com todos os membros das Nações Unidas. E quando falamos nas Nações Unidas somos ouvidos. Portanto, é isso posso dizer”, declarou o ministro.http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/07/desproporcional-e-perder-partida-por-7-1-ironiza-porta-voz-de-israel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiver dúvida, pergunte.