segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Reinserção dos presos na sociedade brasileira

REDAÇÃO
Leia os textos a seguir.
Texto I
Na obra de Victor Hugo, Os miseráveis, Jean Valjean, personagem principal, é o modelo do ladrão comum. Foi condenado a trabalho forçado por roubar um pão para sua família faminta. Cumpre pena. O tratamento recebido na prisão enrijece e corrompe seu caráter de forma grave. Ao sair da prisão, tem dificuldade em encontrar alguém que lhe dê abrigo. Um bispo o acolhe. De madrugada, ele foge e rouba os talheres de prata da casa do bispo para vendê-los e conseguir algum dinheiro.
Apanhado por soldados, o ex- presidiário é levado de volta à casa do bispo que, não somente lhe* perdoa, como o livra de voltar a prisão, afirmando diante dos policiais que lhe havia dado a prataria e que ele esquecera de levar os candelabros. Esse gesto de generosidade toca o coração de Jean Valjean e modifica a sua vida. Recupera seu caráter original, passando a viver honestamente, fazendo o bem a todos. Daí em diante ele não cometerá mais crimes.
A salvação de Jean Valjean não vem apenas da generosidade do bispo, mas da confiança que este deposita nele e da oportunidade de um recomeço que lhe é dada.
(Autor desconhecido)
Texto II
O sujeito, quando regressa para a sociedade, não possui nenhuma perspectiva de vida, pois as oportunidades de reinserção na sociedade e no mercado de trabalho são mínimas, uma vez que a sociedade trata, de forma negativa, muitas vezes discriminando, tratando de forma preconceituosa, sem dar ao menos uma chance de recomeço. Diante da problemática do descaso da sociedade, muitos indivíduos se revoltam e reingressam no mundo do crime, tornando, dessa forma, um ciclo
vicioso de marginalização.
(monografias.brasilescola.com/direito/função-ressocializadora-pena.htm. Acessado em 04.06.14)

Texto III
Índice de reincidência criminal no país é de 70%, diz Peluso Agência Brasil – São Paulo – No Brasil, sete em cada dez presos que deixam o sistema penitenciário voltam ao crime, uma das maiores taxas de reincidência do mundo, disse nesta segunda-feira o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso. Segundo ele, atualmente, cerca de 500 mil pessoas cumprem pena privativa de liberdade no Brasil.

Com base nas informações apresentadas nos textos e em seus conhecimentos, redija uma dissertação, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o seguinte tema:


A reinserção do ex-presidiário na sociedade como medida para diminuir o índice de reincidência criminal.


PARA AJUDAR NA ARGUMENTAÇÃO. LEIA SE QUISER



este parece grandão mas não é ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se tiver dúvida, pergunte.