Às vezes a Fuvest inventa propostas em que ela pede que você escreva seguindo um determinado padrão imposto por ela.
Este exercício segue este modelo. Minha intenção é treinar você nesse esquema.
Ó Meus Castelos de Vento
Ó meus castelos de vento
que em tal cuita me pusestes,
como me vos desfizestes!
Armei castelos erguidos,
esteve a fortuna queda,
e disse:– Gostos perdidos,
como is a dar tão grã queda!
Mas, oh! fraco entendimento!
em que parte vos pusestes
que então me não socorrestes?
Caístes-me tão asinha
caíram as esperanças;
isto não foram mudanças,
mas foram a morte minha.
Castelos sem fundamento,
quanto que me prometestes.
quanto que me falecestes! Sá de Miranda.
......................................................................
que em tal cuita me pusestes,
como me vos desfizestes!
Armei castelos erguidos,
esteve a fortuna queda,
e disse:– Gostos perdidos,
como is a dar tão grã queda!
Mas, oh! fraco entendimento!
em que parte vos pusestes
que então me não socorrestes?
Caístes-me tão asinha
caíram as esperanças;
isto não foram mudanças,
mas foram a morte minha.
Castelos sem fundamento,
quanto que me prometestes.
quanto que me falecestes! Sá de Miranda.
......................................................................
Metáfora da Ambição
Vivia aquele Freixo no alto
monte,
Verde e robusto: apenas o tocava
O brando vento, apenas o deixava
De abraçar pelos pés aquela fonte.
Tão soberbo despois levanta a fronte,
Como o Pavão, do bosque donde estava,
Envejoso de ver que o mar cortava
Um Pinho que nasceu dele defronte.
Ora saiu da terra e foi navio,
Lutou c'o Mar, lutou c'o vento em guerra:
- Quedas viu ser o que esperava abraços.
Ei-lo que chora em vão seu desvario.
De longe a vê, chegar deseja à terra:
Não lho consente o Mar, nem em pedaços.
Francisco Manuel de Melo, in 'Obras Métricas'
Verde e robusto: apenas o tocava
O brando vento, apenas o deixava
De abraçar pelos pés aquela fonte.
Tão soberbo despois levanta a fronte,
Como o Pavão, do bosque donde estava,
Envejoso de ver que o mar cortava
Um Pinho que nasceu dele defronte.
Ora saiu da terra e foi navio,
Lutou c'o Mar, lutou c'o vento em guerra:
- Quedas viu ser o que esperava abraços.
Ei-lo que chora em vão seu desvario.
De longe a vê, chegar deseja à terra:
Não lho consente o Mar, nem em pedaços.
Francisco Manuel de Melo, in 'Obras Métricas'
...........................................................................................
Ter
como objetivo vital o triunfo pessoal tem
consequências. Mais tarde ou mais cedo, tornamo-nos egoístas, mais concentrados
em nós mesmos, insolidários. Saramago , José
A ambição é um sonho com um
motor V8. Presley , Elvis
‘’O difícil não é subir, mas, ao subir, continuarmos a
ser quem somos.
Como se faz isso?
Em 1963,
o senhor Martin Luther King disse "I have a dream". Isso mobilizou
toda uma geração, a minha. Se o aluno do colégio não tem um sonho, uma ambição,
dificilmente tem uma motivação, dificilmente constrói sentido. O sentido é
construído em torno de uma visão do futuro, de uma intencionalidade, chamada de
mente intencional, em torno de um sentido cultural, de missão, daquilo que quer
fazer vida afora. E a escola tem de fazer sentido para isso. A escola, o
currículo, o professor, os estudos. Portanto, faz parte da escola ajudar a
orientar a libertar. Não é dar um sonho, pois cada um tem de construir seu
próprio sonho. O sentido tem de ser construído por cada aluno, na exata medida
em que é capaz de formular uma ambição para si. A falta de ambição faz-nos
viver no rés do chão da vida, esse labirinto em que estamos enclausurados todos
os dias. É preciso ser capaz de ascender no elevador da vida, encontrar
horizontes mais vastos e perceber como os estudos e a educação são essenciais à
realização dos sonhos e da missão de cada um.
Educador e ex-ministro português’’.
Os
textos apresentados trazem reflexões sobre a ambição. Com base nisso e em tudo
que achar pertinente escreva um texto para ser publicado num site para jovens.
Você
pode ou valorizar a ambição e fornecer argumentos e exemplos que sustentem essa
postura; ou desmerecê-la, usando também argumentação eficaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se tiver dúvida, pergunte.